GRUPO KERAKOLL: Technical Supplier do Centro Niemeyer em Avilés, Espanha

3 de Maio de 2011

A Kerakoll – o mais importante produtor mundial de materiais eco-compatíveis para construir respeitando o ambiente e o bem-estar habitacional – foi Technical Supplier do Centro Niemeyer a última obra-prima do arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, inaugurada no dia 25 de Março de 2011 em Avilés, cidade no norte de Espanha.

A Kerakoll foi escolhida pelos sistemas eco-compatíveis de nova geração para a colocação de todos os pavimentos da estrutura: mais em particular, para a colocação de 4.000 m2 de pavimentos em alcatifa do auditório e do Museu (Slc® Eco Grinfix) e para a colocação dos pavimentos em cerâmica nas zonas de restauração e instalações sanitárias com os produtos Special Eco Cartonyeso e Fugabella® Eco Porcelana 0-5. Determinante na escolha foi igualmente o serviço de assistência em obra que a Kerakoll garantiu durante os trabalhos.

O Centro, promovido pelo governo espanhol e pelo Principado de Astúrias, pretende tornar-se um ponto de referência internacional na produção de conteúdos culturais e um espaço para a excelência e a criatividade. Com um investimento de cerca de 44 milhões de euros e definido por Niemeyer, criador da cidade de Brasília e uma das grandes referências da arquitectura moderna, como o maior projecto por ele realizado na Europa. O Centro é composto por vários edifícios: o Auditório, com 26 metros de altura e 1.000 lugares, distingue-se pela “grande janela”, o portão do palco que permite abrir para a praça, ampliar o palco levando o espectáculo para o exterior; o Museu, um volume multifuncional com sala de projecções, salas de ensaios, áreas de reunião e salas de conferência; a Torre panorâmica com 20 metros de altura, que alberga a actividade de restauração e um espaço de exposição de 2.000 metros quadrados.

O Centro faz parte de um plano mais amplo de regeneração urbana com o fim de recuperar a vocação marinha original de Avilés, minada nos anos Cinquenta pelas grandes fábricas siderúrgicas e produtivas que a tornaram a cidade mais poluída de Espanha. Avilés, sempre associada ao cinzento das cidades industriais, muda finalmente e, seguindo o modelo de Bilbao, faz da cultura e da inovação e os eixos da revolução urbana. O masterplan, assinado por Norman Foster, prevê numa área de mais de 570 mil metros quadrados um porto desportivo, um terminal de cruzeiros, espaços verdes, zonas para os tempos livres, ciclovias e passagens pedonais.

Participando na realização deste projecto, o Grupo Kerakoll confirmou mais uma vez a sua vocação de empresa interessada em participar, com as ferramentas típicas do seu sector, em operações com elevado conteúdo simbólico e com grande valor em termos de contributo para a difusão da cultura. A Kerakoll foi, de facto, em mais ocasiões protagonista de intervenções de relevo realizadas pelos mais importantes projectistas internacionais: o Museu Maxxi em Roma de Zaha Hadid; o Guggenheim Museum em Bilbao de Frank O. Gehry; a Città della Musica em Roma de Renzo Piano; o Tribunal dos Direitos do Homem em Estrasburgo de Richard Rogers; o Palácio das Artes Rainha Sofia em Valência de Santiago Calatrava.

A Kerakoll é líder mundial nos produtos e serviços para o GreenBuilding com mais de 1.700 referências eco-compatíveis e uma produção de 950.000 ton/ano para projectar, construir e viver respeitando o ambiente e o bem-estar habitacional. Em 2010, a Kerakoll realizou uma facturação de 335 milhões de Euros, dos quais cerca de 40% nos mercados externos, 12 sociedades operativas e 10 unidades produtivas

A Kerakoll nasce em 1968 em Sassuolo, no coração da região cerâmica mais importante do mundo, da iniciativa empreendedora de Romano Sghedoni. O Grupo é gerido por Gian Luca Sghedoni – filho do fundador, vencedor nacional do prémio Ernst&Young “O Empreendedor dp Ano 2008” apoiado por um grupo dirigente que conjuga a experiência e a competência técnica com uma abordagem inovadora e liderança forte.

Sassuolo (Modena, Itália), 3 de Maio de 2011

Photos 1-2-3-4 from www.niemeyercenter.org