Kerakoll: entre empresas do made in italy distinguidas com o Prémio para o Desenvolvimento Sustentável 2011

16 de Novembro de 2011

Ecomondo, o salão internacional de recuperação de matéria e energia e do desenvolvimento sustentável que foi realizado em Rimini de 9 a 12 de Novembro de 2011, foi palco de uma atribuição de prémio importante, destinada às experiências de empresas orientadas para a sustentabilidade: o Prémio de Desenvolvimento Sustentável 2011, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável e da Ecomondo com o apoio da Presidência da República Italiana.

Entre as 10 empresas distinguidas no âmbito da categoria de produtos e serviços inovadores esteve também a Kerakoll Spa pelo GreenBuilding Rating, o método certificado para medir o desempenho de sustentabilidade dos materiais de construção e orientar para a projecção e realização de edifícios eco-compatíveis.

Gian Luca Sghedoni, AD da Kerakoll comentou assim o reconhecimento: “A distinção recebida no âmbito deste importante Prémio vai para toda a nossa organização, que há anos está empenhada no desenvolvimento de produtos de construção eco-compatíveis que respeitam o ambiente, asseguram a saúde, o bem-estar e o conforto habitacional e reduzem o consumo energético. É também graças aos investimentos de empresas sérias como a nossa que se cria uma consciência colectiva, indispensável para a salvaguarda do nosso planeta”.

Já desde 2000 a Kerakoll iniciou uma política para favorecer a sustentabilidade ambiental, promovendo escolhas e comportamentos empresariais compatíveis com o objectivo da salvaguarda dos recursos do planeta e da saúde das pessoas. Em particular, graças a um programa de investigação inovador e a investimentos em green research iguais a 5,4% da facturação da empresa, a Kerakoll desenvolveu produtos de nova geração, que têm desempenhos técnicos superiores, um baixo impacto ambiental e melhoram a saúde e a qualidade de vida.

Graças a este empenho, a Kerakoll recebeu nestes anos numerosos reconhecimentos nacionais e internacionais, entre os mais recentes, em Dezembro de 2010, o Prémio GreenLife da Legambiente, prestigioso reconhecimento nacional dirigido para inovação de empresa no campo ambiental e, em Junho de 2011, o TTA Award em Inglaterra por parte da Tile Association pela melhor iniciativa no campo ambiental.

Na óptica da consolidação da missão Green, entra a realização do Kerakoll Green Lab em Sassuolo, o Centro de Investigações de vanguarda que agrupa 9 laboratórios avançados para o desenvolvimento de Green Technology, que estará operacional na Primavera 2012. Projectado e construído inteiramente com materiais e tecnologias GreenBuilding, o Kerakoll GreenLab representa na Europa um dos primeiros exemplos de um edifício industrial de baixo impacto ambiental, elevado bem-estar habitacional e alta eficiência energética.

A Kerakoll é líder mundial nos produtos e serviços para o GreenBuilding com uma facturação de 335 milhões de Euros em 2010, dos quais cerca de 40% nos mercados externos, 12 sociedades operativas e 10 unidades produtivas

A Kerakoll nasce em 1968 em Sassuolo, no coração da região cerâmica mais importante do mundo, da iniciativa empreendedora de Romano Sghedoni. O Grupo é gerido por Gian Luca Sghedoni – filho do fundador, vencedor nacional do prémio Ernst&Young “O Empreendedor do Ano 2008” apoiado por um grupo dirigente que conjuga a experiência e a competência técnica com uma abordagem inovadora e liderança forte.

Sassuolo (Modena, Itália), 16 de Novembro de 2011