GRUPO KERAKOLL: ao lado do “Comandante Gika”, o mais importante projecto imobiliário em Angola, 345.000 m2 de vida no centro de Luanda

25 de Março de 2011

Utilizados 200.000 kg de produtos Kerakoll, rigorosamente ecológicos

O Grupo Kerakoll ­ o mais importante produtor mundial de materiais eco-compatíveis para construir respeitando o ambiente – foi escolhido como fornecedor oficial para o maior projecto imobiliário em Angola e um dos maiores do continente africano, iniciado em Luanda.

Trata-se de um imponente e moderno complexo imobiliário chamado "Comandante Gika", projectado para ser construído no local no passado ocupado pela homónima escola militar num terreno cedido pelas Forças Armadas de Angola (FAA), com uma extensão de 345.000 metros quadrados.

Segundo o presidente da Assembleia Geral da estrutura empresarial que vai gerir e acompanhar o projecto, José Leitão, o valor do investimento è estimado em 500 milhões de dólares com o fim dos trabalhos previsto dentro de dois anos.

Para perceber a envergadura do projecto, que representa o paradigma de um plano de modernização que envolverá toda a área, basta ver alguns números.

O complexo prevê a construção de um centro comercial, o “Luanda Shopping”, com 215 lojas, um hipermercado, 6 cinemas e estacionamento para 1.581 veículos.

Duas torres, de 21 pisos cada, vão albergar 67.600 metros quadrados de escritórios e um estacionamento com 470 lugares, e estão destinadas a tornar-se o centro principal de negócios de Luanda.

Outras duas torres, de 25 pisos cada, para um total de 136 apartamentos, vão por se lado constituir o coração residencial do projecto, juntamente com um hotel moderno de cinco estrelas, o "Vip Grand Hotel Luanda", com 300 quartos duplos, 70 suites, um Spa e um heliporto.

O projecto vai criar cerca de 6.500 postos de trabalho qualificado.

A escolha da Kerakoll como fornecedor para o “Comandante Gika” reforça a vocação do Grupo para empreendimentos com forte valência internacional, em que é valorizada da melhor maneira a qualidade made in Italy, para além de ser distinto por uma importante componente de projecção arquitectónica e uma orientação marcado para a sustentabilidade.

A Kerakoll aplicou materiais e tecnologias ecológicas de ponta da sua produção, entre os quais H40 Eco Flex Branco, H40 Eco Marmorex e Fugabella Eco.

Através deste novo projecto, o Grupo Kerakoll confirma mais uma vez a sua vocação, com as ferramentas típicas do seu sector, para operações com elevado conteúdo simbólico e uma forte valor em termos de ética ambiental e cooperação internacional orientada para países em vias de desenvolvimento e mercados emergentes.

Sempre neste contexto entra o envolvimento da Kerakoll na realização dos trabalhos para a colocação do revestimento da fachada do aeroporto de Luanda, por ocasião da Taça de África que se realizou em Janeiro de 2010.

A Kerakoll é líder mundial nos produtos e serviços para o GreenBuilding com mais de 1.700 referências eco-compatíveis e uma produção de 950.000 ton/ano para projectar, construir e viver respeitando o ambiente e o bem-estar habitacional. Em 2010, a Kerakoll realizou uma facturação de 335 milhões de Euros, dos quais cerca de 40% nos mercados externos, 12 sociedades operativas e 10 unidades produtivas

A Kerakoll nasce em 1968 em Sassuolo, no coração da região cerâmica mais importante do mundo, da iniciativa empreendedora de Romano Sghedoni. O Grupo é gerido por Gian Luca Sghedoni – filho do fundador, vencedor nacional do prémio Ernst&Young “O Empreendedor dp Ano 2008” apoiado por um grupo dirigente que conjuga a experiência e a competência técnica com uma abordagem inovadora e liderança forte.

Sassuolo (Modena, Itália), 25 de Março de 2011